quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

As Queijadas da Graciosa são um doce regional muito típico da Ilha Graciosa. Antigamente, era uma especialidade dominada por muitas donas de casa da ilha Graciosa e não faltava em qualquer festa ou reunião familiar e eram conhecidas por “Covilhete de leite”. 

Hoje trazemos a receita para si! Não conseguimos garantir que terão o mesmo sabor, mas com certeza trará boas recordações!


INGREDIENTES:

Para a massa:
300 g de farinha sem fermento;
2 colheres de sopa rasas de açúcar;
Uma pitada de sal q.b.;
2 ovos;
4 colheres de chá cheias de manteiga;
Água q.b.;
Farinha sem fermento q.b..

Para o recheio:
2 l de leite;
1 kg de açúcar;
2 colheres de sopa de manteiga;
20 gemas;
Canela a gosto q.b..


PREPARAÇÃO:

Para o recheio: (Fazer o recheio na véspera da massa)
Num tacho, colocar o leite e o açúcar e deixar ferver durante cerca de 2h30m mantendo a fervura a uma potência ou lume reduzidos e até se formar um preparado bem espesso e castanho.

Nota: Durante este processo não terá que mexer continuamente o preparado com a colher de pau sendo apenas necessário mexer de vez em quando. Ele não vai queimar nem pegar ao tacho. O leite junto com o açúcar não levantará a fervura característica do leite, por isso, pode passar estas 2h30m com relativo descanso. Tenha apenas presente e muito cuidado ao colocar-lhe a colher de pau quando for para o mexer porque este aumentará o volume rápida e drasticamente. Para não correr o sério risco de perder bastante conteúdo e ter que limpar a banca e talvez o chão da cozinha reduza a potência do lume ou da placa antes de introduzir a colher de pau. Aconselho a usar um tacho alto ou mesmo uma panela!;

Ao fim de 2h30, deixar arrefecer ligeiramente, adicionar a manteiga directamente e uniformizar com a colher de pau.
À parte, separar as gemas das claras, misturar as gemas e adicionar ao preparado só quando este estiver morno ou frio para não cozer as gemas. 
Levar o preparado a ferver 1 a 2 minutos mexendo sempre para não pegar ao fundo.
Reservar até ao dia seguinte.


Para a massa:
Colocar num recipiente a farinha depois o açúcar e o sal. Misturar.
Abrir um buraco no centro da mistura e juntar os ovos. Amassar muito bem e depois juntar a manteiga previamente derretida e morna.
Neste momento deve ter uma massa algo dura, dificil de estender e facilmente quebrável, por isso, junte pitadas de água para que possa tornar a massa mais mole e fácil de amassar e vá compensando com pitadas de farinha;
Depois de bem homogénea, estender a massa com a ajuda do rolo da massa e de um pouco de farinha espalhada na banca. Deve ser estendida muito fina.
Untar as forminhas com manteiga e polvilhar com farinha. ;
Recortar circunferências de diâmetro adequado às suas forminhas.
Colocar a massa nas forminhas e de seguida, deitar o recheio preparado no dia anterior para dentro da massa. 
Levar ao forno previamente aquecido a 180 ºC, durante cerca de 30 minutos.