sábado, 14 de outubro de 2017


O centro do furacão Ophélia está a afastar-se dos Açores, mas continua a condicionar o estado do tempo nas ilhas de Santa Maria e de São Miguel.

Em comunicado, o IPMA adianta que às 21 horas locais de sábado (mais uma hora em Portugal continental), o centro do ciclone, designação meteorológica que engloba tempestades tropicais e furacões de categorias 1 a 5, localizava-se a 146 quilómetros a sudeste de Santa Maria, "com deslocamento para nordeste a 44 quilómetros/hora".

Embora o centro do furacão se esteja a afastar do arquipélago, este continua "a condicionar o estado do tempo" nestas duas ilhas do grupo oriental, adianta o IPMA.

"O ciclone Ophelia está classificado como furacão de categoria 3 com vento médio de 185 quilómetros/hora e rajadas e 220 quilómetros/hora na sua zona mais ativa", adianta o comunicado, disponibilizado na página da rede social Facebook da delegação regional dos Açores do IPMA.

Às 22 horas de sábado registaram-se 52 milímetros de precipitação acumulados em seis horas na ilha do Pico, do grupo central dos Açores, e 43 milímetros no Nordeste, em São Miguel.

Fonte: JN